A
Escola Municipal de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira,
com sede à Avenida José Bezerra, s/n, no bairro Pio XII, na cidade
de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, pertence à Rede Municipal de
Ensino, tendo sido criado pelo Decreto Lei nº 3040 com inscrição
no MEC nº 23322616 e tem por finalidade desenvolver no educando a
formação necessária, indispensável para o exercício da cidadania
e fornecer meios para progredir no trabalho.
Esta
Instituição de Ensino desenvolve seus programas educacionais em
consonância com as finalidades da Educação Nacional expressa pela
LDB (Lei 9394 de dezembro de 1996) – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, visando o desenvolvimento máximo das
potencialidades de cada aluno de forma integral, garantindo assim um
bom desempenho, fortalecendo as noções de cidadania, respeito e
deveres. Desta forma objetiva resgatar valores que muitas vezes já
estão adormecidos, mas que são imprescindíveis para a apropriação
de uma vida mais digna e consequentemente melhor e de mais justiça.
Desde
o ano de 2008, a Escola de Ensino Fundamental Expedito Pereira com
muita dedicação, empenho e compromisso vem desenvolvendo junto à
comunidade onde está inserida um trabalho de qualidade para atender
as necessidades adjacentes. É importante salientar que a Escola
recebeu o referido nome em homenagem alusiva a um grande tabelião
juazeirense e idealizador de uma educação de qualidade em nosso
município.
Em
se tratando de recursos humanos, a escola é organizada
administrativamente por:
NÚCLEO
GESTOR
*
Diretora Administrativa
*
Coordenadora Pedagógica
*
Coordenadora de Gestão
*
Secretária Escolar
O
projeto de uma escola depende, sobretudo de seus agentes, da ousadia
de cada escola em assumir-se como tal, portanto projetar significa
lançar-se para frente, antever um futuro diferente do que está se
vivendo. O projeto parte do princípio da realização da ação,
essa é a real intenção ao ser elaborado.
JUSTIFICATIVA
A
Escola Municipal de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira,
oferece Ensino Fundamental Inicial (1º ao 5º anos), Final (6º ao
9º anos), Aceleração (Aprendizagem Colaborativa – Nível II) e
Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA, em efetivo
funcionamento dos 3 turnos: matutino, vespertino e noturno.
Atendendo a uma clientela de 500 alunos. É válido salientar que as
turmas do Brasil alfabetizado, Pró Jovem Urbano e TAM são bem
assistidos por todos que fazem a Escola.
A
Instituição Escolar também apresenta trabalhos que resgatam o
respeito a dignidade humana, a diversidade cultural, social,
religiosa e étnica, contemplando a clientela que é assistida pela
mesma.
O
alunado da referida Unidade Educacional é basicamente constituída
por filhos de trabalhadores de baixa renda vinculados ao mercado
formal ou informal de trabalho, tendo residência localizada no
próprio bairro ao circunvizinhos.
As
experiências pedagógicas colocadas em prática objetivam
essencialmente a melhoria qualitativa do processo de
ensino-aprendizagem. Como toda e qualquer Instituição Educativa, a
Escola apresenta pontos positivos como uma excelente estrutura física
mesmo diante da necessidade de alguns reparos na infra-estrutura,
corpo docente bem preparado, funcionários comprometidos, Núcleo
Gestor ativo e participativo com interação entre o alunado assim
como todos os membros que compõem a comunidade escolar.
É
importante salientar que o ponto considerado mais fraco da Escola
está voltado para a falta de comprometimento da família na vida
escolar dos seus filhos, sendo esse o principal fator que implica no
baixo rendimento escolar do aluno.
A
partir deste diagnóstico todos que fazem a Escola se empenham na
busca de novos mecanismos que busquem a superação da problemática
posta em questão, a fim de atingirmos a verdadeira missão que é
posta a Escola, enquanto ambiente de mudança e transformação da
sociedade.
Conforme a LDB (Lei nº 9394/96 cap. V) quando trata da inclusão de
pessoas especiais nas escolas de ensino regular cujo decreto Lei nº
6571 de 17 de setembro de 2008 a Escola Municipal de Ensino
Fundamental Tabelião Expedito Pereira, adota atendimento educacional
especializado aos deficientes, portadores de necessidades
especiais,oferecendo aos mesmos uma sala multifuncional aparelhada de
diversos tipos de jogos educativos braille, aparelho de TV,
computador ,mesas, cadeiras, cadeiras de roda, ventiladores, central
de ar, armário e estante de aço, livros paradidáticos,CDs e DVDs e
um amplo espaço físico, visto que a visão de futuro da Unidade
está fundamentada no princípio da universalização do acesso à
educação e na atenção à adversidade.
O
trabalho com família é plenamente repensado. Os pais estão sempre
sendo convidados a se fazerem mais presentes, objetivando alcançar
maior êxito na aprendizagem dos seus filhos, procurando junto de
todas as capacidades e potencialidades dos mesmos, uma perspectiva de
transformar sua realidade e o seu futuro.
De
acordo com a Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do Ensino
da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo
escolar em todas as modalidades de ensino do país. É que a escola
desenvolverá projetos a cerca dos temas onde possibilitará
trabalhar com os alunos a respeito das diversidades culturais e
linguísticas, garantida pela constituição de 1988 e pela resolução
de 03 da CEB – Câmara de Educação Básica de 1999.
MISSÃO:
Nossa missão principal é formar cidadãos comprometidos e
conscientes com seu verdadeiro papel na sociedade, para que sejam
capazes de agir e interagir com o meio em que vivem.
VISÃO
DE FUTURO:
Trabalharemos de forma eficaz de modo que os objetivos almejados
sejam alcançados beneficiando o individuo em todos os aspectos
embebidos de elementos capazes de levarem ao enriquecimento econômico
político e social do nosso país.
VALORES:
Compromisso – buscamos desenvolver da melhor forma possível os
trabalhos; Respeito – respeitamos a individualidade de cada membro
da comunidade escolar; Consciência – somos conscientes de que
buscamos o melhor para os nossos alunos.
CREDIBILIDADE:
Temos convicção de que a comunidade confia no nosso trabalho.
REFERENCIAL
TEÓRICO
Para
subsidiar a prática pedagógica e nortear as ações educativas, a
escola adota as concepções de aprendizagem do Sociointeracionismo
baseado na teoria de Vygotsky, de que a aprendizagem estimula e
fomenta processos de desenvolvimento que, uma vez realizados, criarão
novas possibilidades de aprendizagem e no construtivismo, teoria
defendida por Piaget no sentido de que para a aprendizagem ocorrer é
preciso contar com certo nível de desenvolvimento. E é baseado
nessas concepções que os educadores da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Tabelião Expedito Pereira trabalharão as
potencialidades de cada aluno buscando dessa forma garantir sua
permanência com qualidade na escola.
No
contexto da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais se
concebe a educação escolar como uma prática que tem a
possibilidade de criar condições para que os alunos desenvolvam
suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir
instrumentos de compreensão, de realidade e de participação em
relações sociais, políticas, culturais diversificadas e cada vez
mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da
cidadania na construção de uma sociedade democrática e não
excludente. (...) Escola: espaço de formação e informação em que
a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a
inserção do aluno do aluno no dia-a-dia das questões sociais
marcantes em seu universo cultural maior.
(PCN’s
p. 45) PROPOSTA CURRICULAR
É
de fundamental importância que a escola atenda as necessidades da
comunidade a qual está inserida e busque conhecer a realidade de
cada educando, objetivando a formação do mesmo como integrante de
uma sociedade. Preparar o aluno para exercer sua cidadania,
tornando-o indivíduo crítico e consciente e por fim transformá-lo
em um cidadão capaz de favorecer e melhorar a sociedade na qual está
inserido.
A
LDB assegura em seu artigo 3º, os princípios e fins da Educação
Nacional. Vejamos:
I
– Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II
– Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o
pensamento, a arte e o saber;
III
– Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV
– Respeito à liberdade e espaço à tolerância:
V
– Coexistência de instituições publicas e privadas de ensino;
VI
– Gratuidade de ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII
– Valorização do profissional da educação escolar;
VIII
– Gestão democrática do ensino público na forma desta Lei e da
legislação dos sistemas de ensino;
IX
– Garantia do padrão de qualidade;
X
– Valorização da experiência extra-escolar;
XI
– Vinculação da experiência entre educação escolar, do
trabalho e as praticas sociais.
Como
está explicitado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas
Transversais (p. 17)
O
compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma
pratica educacional voltada para a compreensão da realidade social e
dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e a
coletiva e a afirmação do princípio da participação política.
Nessa perspectiva é que foram incorporados como Temas Transversais
as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da
Saúde, da Orientação Sexual e do Trabalho e Consumo.
Diante
do exposto, a proposta curricular estabelecida nesse Projeto Político
Pedagógico viabilizará discussões e debates concernentes aos temas
mencionados acima, porquanto os membros são questões sociais que
querem atenção da escola, enquanto mediadora entre educando e
sociedade.
Pretende-se
que esses temas integrem as aulas convencionais de forma a estarem
presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade
e que sejam orientados também no convívio escolar. Convívio este
que está fundamentado no Regimento Escolar, onde trata das regras de
convivência.
O
Regimento Escolar é a Lei maior de uma escola e no qual está
contido todas as normas criadas pela mesma, também determina como
deve ser trabalhada a relação entre docentes e discentes, docentes
entre si, funcionários em geral para com os alunos, denotando todos
os pontos importantes, conseqüências e penalidades, subdivididos em
temas, títulos, capítulos e artigos. De maneira geral, a escola
democrática atua com todos os organismos colegiados, favorecendo a
inclusão, e permanência igualitária na escola sem esquecer os
limites determinados no regimento escolar e tão necessários para a
manutenção do bom andamento e desenvolvimento da escola. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
Entende-se por avaliação o processo de determinar
os fatores de sucesso e/ou fracassos obtidos na
realização/desenvolvimento de projetos e/ou ações. É
imprescindível que se obtenha o grau de satisfação ou insatisfação
que viabilizem determinar a eficácia do trabalho realizado.
O processo de avaliação da aprendizagem dar-se-á
através dos instrumentais escritos e orais pré estabelecidos por
cada professor em sua área de atuação .
Outros critérios como: participação, interesse,
assiduidade, avaliar os alunos em todos os aspectos.
Conforme o Regimento Escolar, a escola adotará a
média igual ou superior a cinco (5) em cada disciplina, área de
estudo e/ou atividades e que deverá atingir vinte (20) pontos na
soma de quatro bimestres para efeito de aprovação e/ou promoção
do aluno, resultado de pesquisas, trabalhos domiciliares e
avaliações. A escola adota obrigatoriamente estudos de
recuperação paralela ao período letivo para os casos de baixo
rendimento escolar. Considerado-se tratamento especial dispensado
ao aluno, em decorrência da deficiência na aprendizagem,
observar-se-á o que reza na Resolução nº.384/2004 que
determina a recuperação de no prazo de dez (10)dias após o
fechamento do ano letivo. A organização para a duração dos
estudos de recuperação será definida pela escola conforme
grau de deficiência de cada aluno ou grupo de alunos. A
avaliação do aproveitamento durante o processo de recuperação
será expressa nota igual ou superior a cinco (5) para efeito de
promoção.
O trabalho pedagógico é realizado de forma coesa e
harmoniosa abrangendo toda a comunidade escolar, considerando a
interdisciplinaridade e diversidade no desenvolvimento de suas ações.
Os períodos de avaliação e recuperação serão
realizados a partir das orientações advinhas da SME – Secretaria
Municipal de Educação e Resolução do Conselho de Educação do
Ceará , já pré-estabelecidos em Calendário Escolar, sendo o
mesmo adaptados as reais situações da escola para atender
as necessidades da mesma.
Os planejamentos
ocorrem mensalmente, esses encontros objetivam discutir, avaliar,
diagnosticar e buscar meios que proporcionem o crescimento no índice
de aprendizagem dos nossos alunos, conforme a proposta curricular,
fazendo uso da flexibilidade para tirar dúvidas e enriquecer nossa
prática pedagógica por meios de trocas de experiências vivenciadas
no cotidiano das salas de aula e no meio escolar.
Juntamente
com os demais funcionários realizamos reuniões de acordo com a
necessidade da escola, visto que os mesmos também trabalham no mesmo
ambiente de convivência que os discentes.
Nesses momentos também acontecem grupos de estudos que contribuem
para a formação profissional e pessoal dos docentes e demais
membros da escola.
PLANEJAMENTO
E ESTUDO
Os
planejamentos ocorrem mensalmente, esses encontros objetivam
discutir, avaliar, diagnosticar e buscar meios que proporcionem o
crescimento no índice de aprendizagem dos nossos alunos, conforme a
proposta curricular, fazendo uso da flexibilidade para tirar dúvidas
e enriquecer nossa prática pedagógica por meios de trocas de
experiências vivenciadas no cotidiano das salas de aula e no meio
escolar.
Juntamente
com os demais funcionários realizamos reuniões de acordo com a
necessidade da escola, visto que os mesmos também trabalham no mesmo
ambiente de convivência que os discentes.
Nesses momentos também acontecem grupos de estudos que contribuem
para a formação profissional e pessoal dos docentes e demais
membros da escola.
JORNADA PEDAGÓGICA – 2012
ResponderExcluirDia 29/02
8hs - Acolhida
8h30min- Apresentação dos professores
9h - Dinâmica com a Psicopedagoga(THAINA)
10h - Lanche
10h20min- Palestra da Psicopedagoga
11h – Equipe do PROERD
11h30min – Encerramento
Dia 1º/03
8h- Oração
8h15min – Avaliação do dia anterior
9h – Leitura e reformulação do PPP
10h - Lanche
10h20min – Avaliação dos Projetos desenvolvidos em 2011
10h40min – Projetos Educativos – 2012
11h30min – Encerramento
Dia 02/03
8h – Oração
8h15min – Avaliação do dia anterior
8h30min – Revisão dos Planos de Ensino- 2011
9h30min – Lanche
9h50min – Início da Construção dos Planos de Ensino – 2012
11h30min – Encerramento
“ Seja grande. Veja o mundo em um grão de areia. Veja o céu em um campo florido,guarde o infinito na palma da mão e a eternidade em uma hora de vida.”
William Blate