PPP- Projeto Político Pedagógico


                                                              APRESENTAÇÃO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira, com sede à Avenida José Bezerra, s/n, no bairro Pio XII, na cidade de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará, pertence à Rede Municipal de Ensino, tendo sido criado pelo Decreto Lei nº 3040 com inscrição no MEC nº 23322616 e tem por finalidade desenvolver no educando a formação necessária, indispensável para o exercício da cidadania e fornecer meios para progredir no trabalho.
Esta Instituição de Ensino desenvolve seus programas educacionais em consonância com as finalidades da Educação Nacional expressa pela LDB (Lei 9394 de dezembro de 1996) – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, visando o desenvolvimento máximo das potencialidades de cada aluno de forma integral, garantindo assim um bom desempenho, fortalecendo as noções de cidadania, respeito e deveres. Desta forma objetiva resgatar valores que muitas vezes já estão adormecidos, mas que são imprescindíveis para a apropriação de uma vida mais digna e consequentemente melhor e de mais justiça.
Desde o ano de 2008, a Escola de Ensino Fundamental Expedito Pereira com muita dedicação, empenho e compromisso vem desenvolvendo junto à comunidade onde está inserida um trabalho de qualidade para atender as necessidades adjacentes. É importante salientar que a Escola recebeu o referido nome em homenagem alusiva a um grande tabelião juazeirense e idealizador de uma educação de qualidade em nosso município.
Em se tratando de recursos humanos, a escola é organizada administrativamente por:

NÚCLEO GESTOR
* Diretora Administrativa
* Coordenadora Pedagógica
* Coordenadora de Gestão
* Secretária Escolar


O projeto de uma escola depende, sobretudo de seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, portanto projetar significa lançar-se para frente, antever um futuro diferente do que está se vivendo. O projeto parte do princípio da realização da ação, essa é a real intenção ao ser elaborado.


JUSTIFICATIVA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira, oferece Ensino Fundamental Inicial (1º ao 5º anos), Final (6º ao 9º anos), Aceleração (Aprendizagem Colaborativa – Nível II) e Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA, em efetivo funcionamento dos 3 turnos: matutino, vespertino e noturno. Atendendo a uma clientela de 500 alunos. É válido salientar que as turmas do Brasil alfabetizado, Pró Jovem Urbano e TAM são bem assistidos por todos que fazem a Escola.
A Instituição Escolar também apresenta trabalhos que resgatam o respeito a dignidade humana, a diversidade cultural, social, religiosa e étnica, contemplando a clientela que é assistida pela mesma.
O alunado da referida Unidade Educacional é basicamente constituída por filhos de trabalhadores de baixa renda vinculados ao mercado formal ou informal de trabalho, tendo residência localizada no próprio bairro ao circunvizinhos.
As experiências pedagógicas colocadas em prática objetivam essencialmente a melhoria qualitativa do processo de ensino-aprendizagem. Como toda e qualquer Instituição Educativa, a Escola apresenta pontos positivos como uma excelente estrutura física mesmo diante da necessidade de alguns reparos na infra-estrutura, corpo docente bem preparado, funcionários comprometidos, Núcleo Gestor ativo e participativo com interação entre o alunado assim como todos os membros que compõem a comunidade escolar.
É importante salientar que o ponto considerado mais fraco da Escola está voltado para a falta de comprometimento da família na vida escolar dos seus filhos, sendo esse o principal fator que implica no baixo rendimento escolar do aluno.
A partir deste diagnóstico todos que fazem a Escola se empenham na busca de novos mecanismos que busquem a superação da problemática posta em questão, a fim de atingirmos a verdadeira missão que é posta a Escola, enquanto ambiente de mudança e transformação da sociedade.
Conforme a LDB (Lei nº 9394/96 cap. V) quando trata da inclusão de pessoas especiais nas escolas de ensino regular cujo decreto Lei nº 6571 de 17 de setembro de 2008 a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira, adota atendimento educacional especializado aos deficientes, portadores de necessidades especiais,oferecendo aos mesmos uma sala multifuncional aparelhada de diversos tipos de jogos educativos braille, aparelho de TV, computador ,mesas, cadeiras, cadeiras de roda, ventiladores, central de ar, armário e estante de aço, livros paradidáticos,CDs e DVDs e um amplo espaço físico, visto que a visão de futuro da Unidade está fundamentada no princípio da universalização do acesso à educação e na atenção à adversidade.
O trabalho com família é plenamente repensado. Os pais estão sempre sendo convidados a se fazerem mais presentes, objetivando alcançar maior êxito na aprendizagem dos seus filhos, procurando junto de todas as capacidades e potencialidades dos mesmos, uma perspectiva de transformar sua realidade e o seu futuro.
De acordo com a Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do Ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar em todas as modalidades de ensino do país. É que a escola desenvolverá projetos a cerca dos temas onde possibilitará trabalhar com os alunos a respeito das diversidades culturais e linguísticas, garantida pela constituição de 1988 e pela resolução de 03 da CEB – Câmara de Educação Básica de 1999.


MISSÃO: Nossa missão principal é formar cidadãos comprometidos e conscientes com seu verdadeiro papel na sociedade, para que sejam capazes de agir e interagir com o meio em que vivem.

VISÃO DE FUTURO: Trabalharemos de forma eficaz de modo que os objetivos almejados sejam alcançados beneficiando o individuo em todos os aspectos embebidos de elementos capazes de levarem ao enriquecimento econômico político e social do nosso país.

VALORES: Compromisso – buscamos desenvolver da melhor forma possível os trabalhos; Respeito – respeitamos a individualidade de cada membro da comunidade escolar; Consciência – somos conscientes de que buscamos o melhor para os nossos alunos.

CREDIBILIDADE: Temos convicção de que a comunidade confia no nosso trabalho.


REFERENCIAL TEÓRICO


Para subsidiar a prática pedagógica e nortear as ações educativas, a escola adota as concepções de aprendizagem do Sociointeracionismo baseado na teoria de Vygotsky, de que a aprendizagem estimula e fomenta processos de desenvolvimento que, uma vez realizados, criarão novas possibilidades de aprendizagem e no construtivismo, teoria defendida por Piaget no sentido de que para a aprendizagem ocorrer é preciso contar com certo nível de desenvolvimento. E é baseado nessas concepções que os educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tabelião Expedito Pereira trabalharão as potencialidades de cada aluno buscando dessa forma garantir sua permanência com qualidade na escola.

No contexto da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais se concebe a educação escolar como uma prática que tem a possibilidade de criar condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão, de realidade e de participação em relações sociais, políticas, culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente. (...) Escola: espaço de formação e informação em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do aluno do aluno no dia-a-dia das questões sociais marcantes em seu universo cultural maior.
                                                                                                             (PCN’s p. 45)       


                                             


                                        PROPOSTA CURRICULAR


É de fundamental importância que a escola atenda as necessidades da comunidade a qual está inserida e busque conhecer a realidade de cada educando, objetivando a formação do mesmo como integrante de uma sociedade. Preparar o aluno para exercer sua cidadania, tornando-o indivíduo crítico e consciente e por fim transformá-lo em um cidadão capaz de favorecer e melhorar a sociedade na qual está inserido.

A LDB assegura em seu artigo 3º, os princípios e fins da Educação Nacional. Vejamos:
I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III – Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV – Respeito à liberdade e espaço à tolerância:
V – Coexistência de instituições publicas e privadas de ensino;
VI – Gratuidade de ensino público em estabelecimentos oficiais;
VII – Valorização do profissional da educação escolar;
VIII – Gestão democrática do ensino público na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;
IX – Garantia do padrão de qualidade;
X – Valorização da experiência extra-escolar;
XI – Vinculação da experiência entre educação escolar, do trabalho e as praticas sociais.


Como está explicitado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais (p. 17)
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma pratica educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e a coletiva e a afirmação do princípio da participação política. Nessa perspectiva é que foram incorporados como Temas Transversais as questões da Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Orientação Sexual e do Trabalho e Consumo.

Diante do exposto, a proposta curricular estabelecida nesse Projeto Político Pedagógico viabilizará discussões e debates concernentes aos temas mencionados acima, porquanto os membros são questões sociais que querem atenção da escola, enquanto mediadora entre educando e sociedade.
Pretende-se que esses temas integrem as aulas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade e que sejam orientados também no convívio escolar. Convívio este que está fundamentado no Regimento Escolar, onde trata das regras de convivência.
O Regimento Escolar é a Lei maior de uma escola e no qual está contido todas as normas criadas pela mesma, também determina como deve ser trabalhada a relação entre docentes e discentes, docentes entre si, funcionários em geral para com os alunos, denotando todos os pontos importantes, conseqüências e penalidades, subdivididos em temas, títulos, capítulos e artigos. De maneira geral, a escola democrática atua com todos os organismos colegiados, favorecendo a inclusão, e permanência igualitária na escola sem esquecer os limites determinados no regimento escolar e tão necessários para a manutenção do bom andamento e desenvolvimento da escola.      




                                     SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

Entende-se por avaliação o processo de determinar os fatores de sucesso e/ou fracassos obtidos na realização/desenvolvimento de projetos e/ou ações. É imprescindível que se obtenha o grau de satisfação ou insatisfação que viabilizem determinar a eficácia do trabalho realizado.
O processo de avaliação da aprendizagem dar-se-á através dos instrumentais escritos e orais pré estabelecidos por cada professor em sua área de atuação .
Outros critérios como: participação, interesse, assiduidade, avaliar os alunos em todos os aspectos.
Conforme o Regimento Escolar, a escola adotará a média igual ou superior a cinco (5) em cada disciplina, área de estudo e/ou atividades e que deverá atingir vinte (20) pontos na soma de quatro bimestres para efeito de aprovação e/ou promoção do aluno, resultado de pesquisas, trabalhos domiciliares e avaliações. A escola adota obrigatoriamente estudos de recuperação paralela ao período letivo para os casos de baixo rendimento escolar. Considerado-se tratamento especial dispensado ao aluno, em decorrência da deficiência na aprendizagem, observar-se-á o que reza na Resolução nº.384/2004 que determina a recuperação de no prazo de dez (10)dias após o fechamento do ano letivo. A organização para a duração dos estudos de recuperação será definida pela escola conforme grau de deficiência de cada aluno ou grupo de alunos. A avaliação do aproveitamento durante o processo de recuperação será expressa nota igual ou superior a cinco (5) para efeito de promoção. 



O trabalho pedagógico é realizado de forma coesa e harmoniosa abrangendo toda a comunidade escolar, considerando a interdisciplinaridade e diversidade no desenvolvimento de suas ações.
Os períodos de avaliação e recuperação serão realizados a partir das orientações advinhas da SME – Secretaria Municipal de Educação e Resolução do Conselho de Educação do Ceará , já pré-estabelecidos em Calendário Escolar, sendo o mesmo adaptados as reais situações da escola para atender as necessidades da mesma.

Os planejamentos ocorrem mensalmente, esses encontros objetivam discutir, avaliar, diagnosticar e buscar meios que proporcionem o crescimento no índice de aprendizagem dos nossos alunos, conforme a proposta curricular, fazendo uso da flexibilidade para tirar dúvidas e enriquecer nossa prática pedagógica por meios de trocas de experiências vivenciadas no cotidiano das salas de aula e no meio escolar.
Juntamente com os demais funcionários realizamos reuniões de acordo com a necessidade da escola, visto que os mesmos também trabalham no mesmo ambiente de convivência que os discentes.
Nesses momentos também acontecem grupos de estudos que contribuem para a formação profissional e pessoal dos docentes e demais membros da escola.



PLANEJAMENTO E ESTUDO

Os planejamentos ocorrem mensalmente, esses encontros objetivam discutir, avaliar, diagnosticar e buscar meios que proporcionem o crescimento no índice de aprendizagem dos nossos alunos, conforme a proposta curricular, fazendo uso da flexibilidade para tirar dúvidas e enriquecer nossa prática pedagógica por meios de trocas de experiências vivenciadas no cotidiano das salas de aula e no meio escolar.
Juntamente com os demais funcionários realizamos reuniões de acordo com a necessidade da escola, visto que os mesmos também trabalham no mesmo ambiente de convivência que os discentes.
Nesses momentos também acontecem grupos de estudos que contribuem para a formação profissional e pessoal dos docentes e demais membros da escola.




Um comentário:

  1. JORNADA PEDAGÓGICA – 2012

    Dia 29/02

    8hs - Acolhida
    8h30min- Apresentação dos professores
    9h - Dinâmica com a Psicopedagoga(THAINA)
    10h - Lanche
    10h20min- Palestra da Psicopedagoga
    11h – Equipe do PROERD
    11h30min – Encerramento

    Dia 1º/03
    8h- Oração
    8h15min – Avaliação do dia anterior
    9h – Leitura e reformulação do PPP
    10h - Lanche
    10h20min – Avaliação dos Projetos desenvolvidos em 2011
    10h40min – Projetos Educativos – 2012
    11h30min – Encerramento

    Dia 02/03

    8h – Oração
    8h15min – Avaliação do dia anterior
    8h30min – Revisão dos Planos de Ensino- 2011
    9h30min – Lanche
    9h50min – Início da Construção dos Planos de Ensino – 2012
    11h30min – Encerramento

    “ Seja grande. Veja o mundo em um grão de areia. Veja o céu em um campo florido,guarde o infinito na palma da mão e a eternidade em uma hora de vida.”

    William Blate

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